• Ateliê Véra Oliveira



    Cursos de Técnicas Artísticas:

    PINTURA - DESENHO
    MOSAICO BÁSICO - CONTEMPORÂNEO
    MOSAICO BIZANTINO
    PATCHWORK INCRUSTÉ
    COLAGEM
    TEORIA DA COR
    COMPOSIÇÃO

    Turmas abertas.

    Informações: (61) 3273-1326 e 8141-8570

    Papel reciclado

    1
    scissors

    O objetivo da oficina Reciclando Papel foi confeccionar, a partir de papéis descartados, um material artesanal com possibilidades em termos expressivos.

    Foi a oportunidade de conhecer melhor esse maravilhoso suporte, de cuja invenção China e Egito disputam o crédito.  É obtido a partir de fibras vegetais trituradas e maceradas em água, e secas em moldes ou prensadas.

    No primeiro experimento de reciclagem de papel, utilizamos acondicionadores de maçãs, caixas de ovos e pequena quantidade de papel kraft. Também foram necessários: tesoura, peneiras, água, jornais e panos como material absorvente, liquidificador e vasilhames plásticos em diversos tamanhos.

    A técnica consistiu em picar o papel com tesoura ou rasgá-lo manualmente em pequenos pedaços. Colocar de molho na água, movimentando de vez em quando, para manter a umidade, durante 24 horas.
    Liquefazer aos poucos com muita água. Quanto maior a quantidade de água, mais fino será o papel. Colocar em vasilhame que permita a entrada vertical da peneira ou molde. Ao chegar ao fundo, posicionar o molde na horizontal e erguê-lo lentamente. Deixar escorrer a água até cessarem os pingos. Secar sob o molde com um pano. Encostar um jornal sobre o papel e virar a peneira na mesa. Secar com cuidado o molde ou peneira e depois, com batidas leves, soltar o papel.

    Papel feito com acondicionadores de maça.

    Obteve-se um papel condicionado à precariedade dos moldes (peneiras plásticas) e à forma de utilizar tais ferramentas, mas com resultados surpreendentes em beleza e resistência.

    Papel feito com embalagens de ovos.

    O papel confeccionado é rico em possibilidades de textura, gramaturas e diferentes aparências. Com a prática, obtem-se papéis muito finos independente da origem da polpa.

    Bibliografia:
    TAVARES, Selma Aparecida. Papel feito a mão: uma arte que contribui com a natureza. Brasília: Emater, 1994.

 

1 responses to “Papel reciclado” RSS icon

  • Maura Siqueira

    Prezada Vera,
    Você comercializa as folhas de papel reciclado que confecciona? Preciso de 50 folhas tipo A4. Por favor, entre em contato.
    Att,
    Maura Siqueira


Leave a reply