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O Castelo do Flamengo – Centro Oduvaldo Vianna Filho
0junho 1st, 2010Arquitetura, História da ArteO pitoresco Castelinho do Flamengo, construção de 1916-18, na esquina da Rua Praia do Flamengo com a Rua Dois de Dezembro, foi projetado para servir de residência ao seu proprietário Joaquim da Silva Cardoso e à sua esposa, D. Carolina.
A planta foi assinada pelo engenheiro Francisco dos Santos, embora o projeto original tenha sido do arquiteto italiano Gino Copede.
A Construtora Silva Cardoso, fundada em 1888, era uma das mais prósperas do Rio, e foi responsável por grande parte das edificações das famílias tradicionais da cidade, muitas das quais observando o estilo eclético.
Em 1983, o escritor Pedro Nava, então presidente do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, na gestão do Prefeito Julio Coutinho, aprovou o tombamento do famoso prédio da Praia do Flamengo nº 158.
Em 1989, iniciou-se sua restauração, realizada pela firma paranaense Aresta Arquitetura e Restauro.
O Castelinho foi entregue à população em 1992. Disponibiliza uma midiateca com cerca de 750 títulos em seu acervo.
Conta com um auditório com 40 lugares, 3 pequenas galerias para exposições e 3 salas para debates e oficinas. Há também computadores para acesso gratuito à Internet.
Tornou-se recentemente o Centro Carioca de Referência do Humor Gráfico.
Uma breve história da arquitetura e do estilo da casa
Edificação eclética, de tendência italiana, mescla elementos de diversos estilos e épocas diferenciadas, tais como o art-nouveau, o barroco, o renascentista e o neo-gótico francês, formando o popular “estilo castelinho”.
Apresenta acabamento em cantaria, estuque, barrado de azulejaria, telhado de ardósia e rica serralheria. Profusão de formas geométricas dão um aspecto de dinamismo e imponência ao Castelinho.
Possui três pavimentos, acrescidos de terraço coberto e um torreão com dois estágios de mirante, uma espécie de “torre de ménage” à francesa.
O pavimento térreo possui quatro entradas: uma nobre, uma mais íntima e duas de serviço. A entrada principal caracteriza-se pela forma de rotunda, sob o torreão, e é precedida de lances circulares de três degraus em cantaria.
Compõem o ambiente colunas dispostas em duplas.
O portão de entrada, ricamente trabalhado em motivos art-nouveau em forma de borboleta, leva a um pequeno hall, que se liga, à esquerda, a uma sala; à frente, ao vestíbulo, e à direita, ao escritório.Chama a atenção o alto nível dos materiais de acabamento nesses espaços: cristais bisotados, boissérie, forros e ornatos em estuque.
O vestíbulo é o grande espaço de distribuição entre os pavimentos. Possui uma escada em forma de “U”, de madeira.
Um vitral, de gosto romântico, faz pano de fundo à escadaria.
Escadaria. Foto de Eliane Carvalho.
Os lavabos nos patamares da escada, aproveitando o desvão dos pisos ainda possuem suas paredes revestidas com cerâmica vitrificada.
O segundo pavimento é o andar nobre. Aqui estão as salas de visitas ladeadas por varandas, conhecidas como “miradores”: duas retangulares e, sob o torreão, uma poligonal.
Na saleta encontramos uma portada, de ligação ao vestíbulo, com um trabalho de fino gosto contendo estátuas art-nouveau; à sua frente, ligando a um balcão sacado, encontramos uma ampla esquadria côncava de madeira com cristais bisotados, conferindo ao ambiente um efeito de movimentação.
As paredes e os tetos são ornamentados com estuque, em motivos diversos.
A cobertura do prédio é de telhas francesas com beirais de telhas canal. A torre tem cobertura de ardósia.
Alguns elementos que merecem destaque na edificação:
– O gradil do jardim, com um decorativismo art-nouveau e o exuberante portão em forma de borboleta;
– As mísulas de sustentação da varanda da entrada de serviço, voltada para a Praia do Flamengo, que apresenta bela decoração antropomórfica;
– Rostos femininos na fachada;
– Cabeças felinas nos cantos da fachada;
– Os gradís do andar nobre, estilizando abelhas;
– Estuques com figuras humanas, representando festas dionisíacas e motivos pagãos;
– Um único azulejo, com paisagem holandesa, locado nas paredes que circundam o torreão;
– Os azulejos que formam um barrado localizado nas fachadas, uma voltada para a Rua Dois de Dezembro e a outra posterior;
– O revestimento externo, em placas de pó-de-pedra com coloração amarelada.
O Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho, no Castelinho do Flamengo, está aberto ao público das terças às sextas-feiras, das 10h às 20h, e nos sábados e domingos, das 10h às 18h. Permanece fechado nas segundas-feiras.
Além de várias atividades permanentes, tais como o acesso à midiateca, periodicamente o Castelinho é também palco de exposições.
No dia 15 de maio de 2010, fomos caminhar no Aterro e admirar mais uma vez o Castelinho. E lá estava uma turma de alunos de arquitetura visitando o magnífico monumento. Ao regressar a Brasília, perguntei sobre o(s) estilo(s) da edificação ao Prof. Pedro Paulo Palazzo; ele respondeu: eclético vitoriano com influência do estilo chalet e neo-românico.
2 responses to “O Castelo do Flamengo – Centro Oduvaldo Vianna Filho” 
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Muito interessante ler detalhes destas edificações históricas, antigas. Aqui em Brasília os marcos históricos são muito recentes e modernos, distantes daquela serralheria tão rica, dos rococós, etc.
Bjo Vera
Marly junho 14th, 2010 às 21:16