• Lendo & Pintando - Oficina de Artes

    CLN 309 Bloco C Lj. 14 Subsolo – Brasília - DF

    Cursos de Técnicas Artísticas:

    PINTURA - DESENHO
    MOSAICO BÁSICO - CONTEMPORÂNEO
    MOSAICO BIZANTINO
    PATCHWORK INCRUSTÉ
    COLAGEM

    Turmas abertas.

    Informações: (61) 3273-1326 e 8141-8570

    Mosaicos dos Evangelistas

    0
    scissors
    July 28th, 2008VeraMinha Galeria, Mosaico

    Em 1999, no dia 18 de outubro, dia dedicado a São Lucas e, por isso mesmo, Dia do Pintor, recebemos a visita do Pe. João Cucui ao nosso ateliê. Queria um mosaico para o dia 11 de dezembro de 1999, dia da Consagração da Igreja de Nossa Senhora da Esperança.

    Pia Batismal. Igreja Nossa Senhora da Esperança. Asa Norte. Brasília – DF – Brasil.

    Os mosaicos adornariam a pia batismal. Seriam quatro triângulos entre os braços de uma cruz grega e representariam os quatro evangelistas. Muito feliz, aceitei o desafio. Estava escrevendo a monografia de minha especialização a ser entregue em São Paulo, dia 4 de dezembro e lecionando normalmente em meu ateliê.

    Véra Oliveira. São Lucas, 1999. Mosaico.

    O primeiro momento foi de muita pesquisa. Dezenas de imagens cristãs do Séc. XII povoaram meus sonhos e foram a fonte de inspiração para os desenhos.

    Véra Oliveira. São Mateus, 1999. Mosaico.

    Cada mosaico tem 115 cm de base e 52 cm de altura, feitos em método indireto.

    Véra Oliveira. São Marcos, 1999. Mosaico.

    O último mosaico a ser feito foi o de São João, representado pela águia.

    Véra Oliveira. São João, 1999. Mosaico.

    Os mosaicos foram transportados de meu ateliê para a Igreja de Nossa Senhora da Esperança no dia 09/dezembro/1999, às 17h. E assentados naquela noite, ao som de cantos gregorianos que o Pe. João Cucui teve a delicadeza de colocar.

    E, no dia 11 de dezembro de 1999, a Igreja teve a consagração.

Leave a reply